Guimarães: Berço de Portugal num Roteiro de 2 Dias

Ah, Guimarães! Uma Viagem Que Parece um Abraço da História

Poxa, menina, deixa eu te contar! Outro dia, tava eu, de boa, tomando um cafezinho e lembrando da minha viagem a Portugal, quando bateu aquela saudade de Guimarães. Meu, você acredita que esse lugar é conhecido como o “Berço de Portugal”? E olha, não é só papo de historiador não, viu? Esse cantinho tem uma vibe toda especial, misturando um passado riquíssimo com aquele clima aconchegante que faz a gente querer ficar pra sempre!

Tchê, se você tá planejando uma viagem pra Portugal, nem pensa duas vezes: coloca Guimarães no roteiro! E pra te dar uma mãozona, montei um guia completinho pra você curtir a cidade em dois dias sem perder nadinha. Bora lá?


Dia 1: Mergulhando na História de Portugal

Começando com um café e um pastel de nata

Oxente, não dá pra começar o dia sem um cafezinho, né? E nada melhor do que um pastel de nata pra acompanhar. Eu fui direto pra uma cafeteira charmosa no centro histórico. O cheirinho de café e canela é de deixar qualquer um nas nuvens!

Castelo de Guimarães: Onde Tudo Começou

Depois do café, bora pra primeira parada: o Castelo de Guimarães. Dizem que foi aqui que nasceu o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques. O lugar é imponente, viu? Subi na torre e senti aquele ventinho gelado no rosto, pensando em como a história desse país é fascinante.

Paço dos Duques de Bragança: Elegância Medieval

Logo ali do lado, tem o Paço dos Duques de Bragança, que parece um castelo saído de um conto de fadas. Gente, é cada tapeçaria gigantesca e lustre chique que eu quase me senti uma rainha!

Almoço no Centro Histórico

Uai, bateu a fome! Fui num restaurante tradicional e pedi um bacalhau à brás. Vixe, que coisa boa! O centro histórico de Guimarães tem vários restaurantes fofíssimos, daqueles que a gente já senta e se sente em casa.

Praça de Santiago e Largo da Oliveira: A Alma da Cidade

Depois do almoço, bora caminhar! O Largo da Oliveira é daqueles lugares que fazem a gente suspirar. Mana, olha, é cada casinha de pedra, cada cantinho fotogênico… Tem que tirar mil fotos!


Dia 2: Explorando os Encantos Escondidos

Subida ao Monte da Penha

No segundo dia, peguei um bondinho pra subir o Monte da Penha. A vista lá de cima é de arrepiar, viu? Tem umas trilhas e um santuário super bonito. Ideal pra quem gosta de natureza e de um tempinho de paz.

Comprinhas e Lembrancinhas

Descendo do Monte, dei uma passadinha nas lojinhas de artesanato. Tem muita coisa linda! Trouxe um azulejo pintado à mão e uma miniatura do castelo.

Almoço com Vista

Fui num restaurante com vista pra cidade e pedi um arroz de pato. Meu Deus do céu, que sabor! Tchê, se você nunca comeu, dá um jeito de experimentar!

Finalizando com Chave de Ouro: Museu Alberto Sampaio

Pra fechar o dia, passei no Museu Alberto Sampaio, que tem um acervo incrível de arte sacra. Se você curte história, é visita obrigatória!


Dicas Extras Pra Sua Viagem

  • Melhor época pra visitar? Primavera e outono, quando o clima tá uma delícia!
  • Como chegar? De trem ou carro saindo do Porto, rapidinho.
  • Onde ficar? O centro histórico tem hoteizinhos charmosos!

E Aí, Partiu Guimarães?

Olha, essa viagem foi uma das mais especiais da minha vida! E você, já conhece Guimarães? Ou tem vontade de ir? Me conta aqui nos comentários ou compartilha com aquela amiga que ama um rolê histórico!

Assista a um vídeo incrível sobre Guimarães: [Link do YouTube]

Saiba mais sobre a história de Guimarães aqui: [Link externo confiável]